A centralidade no cliente é praticada na sua empresa?

Colocar o cliente no centro das estratégias e ações da empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Pesquisas recentes já confirmaram a importância desta centralidade no cliente: empresas que proporcionam excelentes experiências, superam seus concorrentes em 80%. Já aquelas que permitem experiências ruins de atendimento, podem fazer 76% dos seus clientes mudarem para um concorrente. Mas, afinal, o que é centralidade no cliente e como aplicá-la na sua empresa?

O que é centralidade no cliente?

A centralidade no cliente é uma abordagem de negócios que coloca o consumidor no centro das estratégias e ações da empresa. É uma filosofia que orienta as organizações a atenderem as necessidades e expectativas em todas as interações. 

Ou seja: é preciso conhecer profundamente as necessidades, expectativas e desejos do cliente para, a partir disso, tomar decisões e desenvolver processos que estejam alinhados com essas demandas. Isso significa que todas as áreas da empresa devem trabalhar em conjunto para oferecer um atendimento de qualidade, desde o momento da venda até o pós-venda.

No entanto, implementar a centralidade no cliente pode ser um desafio de longo prazo. É preciso criar uma cultura organizacional que valorize o cliente e que incentive os colaboradores a colocá-lo em primeiro lugar. 

Pilares da centralidade no cliente

A centralidade no cliente está diretamente ligada à cultura da organização. Isso significa que todas as pessoas, independentemente da área, devem trabalhar com esse princípio.

Para que a empresa se torne verdadeiramente centrada no cliente, é preciso que todos os colaboradores vivam essa transformação de cultura. Para isso, existem alguns pilares fundamentais que devem ser considerados:

  • Conhecer o cliente: é fundamental entender o que o consumidor representa na empresa para preparar a estrutura organizacional para uma visão customer centric. 
  • Políticas práticas alinhadas com a estratégia: é preciso que as políticas práticas estejam alinhadas com a estratégia da empresa. Isso significa que todas as decisões e processos são baseados nas necessidades, expectativas e desejos do cliente.
  • Exemplo das lideranças: as lideranças da empresa devem dar o exemplo e viver a cultura de centralidade no cliente no dia a dia. É preciso que todos os colaboradores pratiquem essa cultura sem nem perceber.
  • Equipe: é importante que todos os colaboradores estejam engajados na cultura de centralidade no cliente. Todos devem estar alinhados com a estratégia da empresa e trabalhar com esse princípio.

Como aplicar na sua empresa

Para aplicar a centralidade no cliente em sua empresa, é necessário seguir algumas etapas importantes. 

  • Primeiro, é preciso entender as necessidades e expectativas dos clientes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, análise de dados de vendas e feedback dos consumidores. Com essas informações, é possível desenvolver um perfil detalhado do seu cliente ideal.
  • Em seguida, é preciso alinhar toda a empresa em torno da centralidade no cliente. Isso significa que todos os departamentos, incluindo marketing, vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos, devem trabalhar juntos para atender às necessidades do consumidor. 
  • Outra etapa importante é a criação de uma cultura de centralidade no cliente na empresa. Isso significa que a centralidade no cliente deve ser um valor fundamental da empresa e deve ser incorporada em todas as políticas e práticas da empresa. Os líderes da empresa devem liderar pelo exemplo e demonstrar um compromisso total com a centralidade no cliente.
  • Antecipe as necessidades do cliente usando dados e feedback para prever o que eles precisarão no futuro. Aproveite estas informações também para melhorar continuamente os produtos, serviços e processos internos.
  • Tenha uma comunicação assertiva. Para isso, estabeleça canais de comunicação eficazes para ouvir e responder às necessidades dos consumidores. Melhore seu atendimento pelas redes sociais e não esqueça de ter uma plataforma multicanal capaz de gerenciar estes pontos de contato com os consumidores.

Aliás, podemos ressaltar que a solução multicanal de atendimento da Del Grande oferece flexibilidade e adaptabilidade para atender às necessidades e metas da sua empresa. 

Com ela, é possível aprimorar a qualidade do serviço, aplicando a centralidade no cliente, elevando a satisfação e impulsionando os resultados.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre como nossa plataforma pode beneficiar o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas para solicitar uma demonstração do software e transforme a sua central de atendimento multicanal hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp