Se você é gestor de call center ou trabalha em alguma área relacionada, já deve ter ouvido falar no Asterisk, de como ele revolucionou a telefonia e facilitou a gestão das centrais de atendimento ao cliente.
A seguir, explicamos melhor como ele funciona, um pouco da sua história e as vantagens que seu uso traz para empresas que possuem serviço de atendimento telefônico.
O que é o Asterisk
É uma aplicação que transforma o computador em uma central telefônica, possuindo praticamente todas as funcionalidades de uma central convencional, como URAs, correio de voz, distribuição automática de chamadas, etc.
No site www.asterisk.org podemos encontrar uma ótima definição, escrita pelos próprios desenvolvedores da ferramenta:
Asterisk é um framework open source para a construção de aplicações de comunicações. Asterisk transforma um computador comum em um servidor de comunicações. Asterisk cria sistemas PBX IP, gateways VoIP, servidores de conferência e outras soluções personalizadas. Ele é usado por pequenas empresas, grandes empresas, call centers, operadoras e agências governamentais, em todo o mundo. Asterisk é livre e de código aberto. Asterisk é patrocinado pela Digium.
O software foi originalmente desenvolvido para Linux, mas atualmente pode ser instalado e executado em uma grande variedade de sistemas operacionais, incluindo Microsoft Windows, NetBSD, OpenBSD, FreeBSD, Mac OS X, Solaris.
O segredo da sua popularidade
O Asterisk se tornou muito popular e amplamente utilizado por empresas que realizam atendimento telefônico devido a sua facilidade de implementação e amplas funcionalidades.
Ele é um software open source, que permite a criação de uma central telefônica multiprotocolo com possibilidade de conectividade entre as redes de telefonia pública e as redes de telefonia VOIP, possuindo ampla escalabilidade, podendo ser uma pequena central construída a partir de um simples computador ou mesmo uma grande central, com redundância de equipamentos trabalhando em paralelo com capacidade de suportar alto tráfego de ligações em ambientes críticos, como os utilizados em Contact Centers.
- Hoje já são mais de 4 milhões de servidores que possuem o Asterisk rodando.
- Mais de 200 provedores VoIP de vários lugares do mundo usam o Asterisk.
- São cerca de 400 colaboradores ativos trabalhando neste projeto.
Características do Asterisk
Este software foi criado por Mark Spencer, em 1999 e distribuído pela Digium livremente. É baseado na licença GPL (GNU General Public License).
O Asterisk realiza todas as funções de uma central telefônica convencional através das principais tecnologias de comunicação que existem no mercado hoje em dia como, por exemplo, linhas telefônicas analógicas, links de telefonia digital via placas de comunicação TDM (Time-Division Multplexing, ou Multiplexação por divisão detempo), VoIP (Voice over IP, ou Voz sobre IP) através dos protocolos SIP, H.323, IAX2, MGCP, Skinny,GoogleTalk, Skype, entre outros.
Utilizando o software é possível estabelecer uma chamada entre qualquer um destes protocolos citados e, por isso, é conhecido como um B2B User Agent (Back-to-Back User Agent), pois faz uma ligação telefônica separando cada “perna” da chamada entre origem e destino e monitora o tráfego de áudio entre estes pontos.
Assim, caso estes pontos utilizem Codecs diferentes, ainda assim o software consegue transcodificar o áudio tranquilamente.
Além de possuir todas as funcionalidades das centrais telefônicas convencionais, é possível acrescentar novas opções ao sistema através do próprio plano de discagem do Asterisk, incluindo módulos customizados escritos em C, ou ainda através de scripts escritos em Asterisk Gateway Interface (AGI).
Como implementar o Asterisk em sua empresa?
Você pode implementar o Asterisk em seu contact center e transformar o sistema de atendimento telefônico da sua empresa, garantindo muito mais eficiência, produtividade e, claro, qualidade na assistência ao cliente.
Para garantir maior assertividade, entre em contato com a nossa equipe de especialistas. Estamos dispostos a analisar toda sua central de atendimento, avaliando de maneira prática e econômica a implantação do sistema Asterisk, bem como outras tecnologias que melhorem o relacionamento com seu cliente.