Todo mundo odeia receber mensagens não solicitadas por e-mail e, principalmente, pelo WhatsApp, não é mesmo?
Pois, saiba que o envio de mensagens não solicitadas, além de ser antiético, também pode render problemas com a justiça.
Por isso, é essencial que as empresas entendam e pratiquem o opt-in no WhatsApp. A seguir, você entenderá melhor o que significa e a importância dele para garantir maior assertividade na comunicação com seu cliente.
O que significa opt-in?
O termo opt-in se refere a uma autorização formalizada que o usuário concede a uma empresa, autorizando a mesma a lhe enviar comunicações, conteúdos e notificações. Traduzindo do termo inglês, “opt” significa optar e “in” significa entrar. Ou seja, o usuário está optando por entrar.
Quando você está realizando um cadastro em uma newsletter, por exemplo, está fazendo um opt-in e autorizando a pessoa ou empresa do outro lado a te enviar aquele conteúdo.
Da mesma forma, o WhatsApp também exige que o usuário faça um opt-in, permitindo que uma empresa que utilize o WhatsApp Business API efetue suas comunicações através da plataforma.
Por que é necessário opt-in no WhatsApp?
Se você utiliza algum software com integração oficial à API do WhatsApp, consegue ter algumas funções extras que as versões comuns do mensageiro não possuem como, por exemplo, a capacidade de mandar mensagens automáticas para várias pessoas.
No entanto, um dos requisitos para que você consiga enviar mensagens em massa, é obter o opt-in do seu usuário, que concordará em receber comunicados da sua empresa.
Esta obrigação ocorre, primeiro, porque a Meta, empresa dona do WhatsApp, se compromete com uma boa experiência do usuário.
E nada mais inconveniente do que receber mensagens não solicitadas, certo?
Além disso, leis anti-spam internacionais e a própria Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, citam ser necessário que o usuário dê consentimento e saiba exatamente para que fim os seus dados serão utilizados.
Como obter o opt-in de um usuário?
Você pode obter o opt-in de um usuário através de diversos canais:
- e-mail;
- SMS;
- landing pages;
- formulários em aplicativos;
- site da empresa;
- e até mesmo dentro do próprio WhatsApp.
Para usar o opt-in dentro do WhatsApp, é necessário que o usuário entre em contato primeiro, pois, segundo as regras da plataforma, você não pode mandar uma mensagem para um usuário que não tenha realizado o opt-in previamente.
Portanto, para que você possa mandar mensagens através da API oficial do WhatsApp é necessário que aconteça algumas destas situações:
- O usuário entra em contato com o WhatsApp da sua empresa e só então você realiza o opt-in através desta plataforma;
- Ou o usuário faz opt-in de outra forma, como, por exemplo, através de uma landing page e aí, sim, você envia mensagens para o seu WhatsApp.
Lembre-se também que os termos do opt-in precisam ser objetivos, deixando claro quais serão os tipos de conteúdos enviados.
A empresa também é responsável por realizar essa requisição e gerenciar os usuários que fornecem opt-in, garantindo que esta autorização também esteja documentada, caso seja solicitada futuramente pelo WhataApp.
Por isso, é essencial que você conte com o suporte de um software capaz de gerenciar estas solicitações de opt-in, além de diversas outras informações e funcionalidades.
Boas práticas de opt-in no WhatsApp
O WhatsApp ainda sugere que as empresas promovam algumas boas práticas, a fim de garantir a satisfação de todos os usuários:
- Mostrar explicitamente os tipos de mensagens que a pessoa estará optando em receber;
- Evitar enviar mensagens com muita frequência;
- Dar instruções para permitir que o usuário faça o opt-out, ou seja, cancele o recebimento de comunicações.
Qual software utilizar para gerenciar opt-in e outras funcionalidades no WhatsApp?
Se você deseja gerenciar o opt-in, além de contar com inúmeras funcionalidades, capazes de transformar seu WhatsApp numa máquina de vendas, é essencial contar com um software robusto, com integração oficial à API do WhatsApp.
Para isso, o módulo WhatsApp do Intelix call center é perfeito! Com ele é possível:
- Gerar protocolos de atendimento
- Aplicar pesquisa de satisfação
- Personalizar frases de atendimento
- Integrar com seu site
- Configurar filas e transferência de atendimento
- Acessar histórico e relatório das conversas
- Criptografar as mensagens
- Usar URA por texto e muito mais.
Além disso, utilizando o WhatsApp através da plataforma Intelix, você tem todas as funcionalidades do aplicativo original como, por exemplo, enviar texto, fotos, vídeos, mensagens de voz, emojis, gifs e figurinhas.
Também pode permitir que vários vendedores ou atendentes utilizem o WhatsApp ao mesmo tempo, agilizando ainda mais o atendimento ao cliente.
Estas funcionalidades proporcionam maior controle sobre as informações coletadas. Dessa forma, é possível entender quem são seus clientes, acompanhar todo o processo de atendimento, encontrar falhas, implementar soluções, ou seja, transformar seu WhatsApp em uma verdadeira máquina de vendas.
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