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O que é e qual importância do Opt-in no WhatsApp?

o que é e importância do opt-in no whatsapp

Todo mundo odeia receber mensagens não solicitadas por e-mail e, principalmente, pelo WhatsApp, não é mesmo?

Pois, saiba que o envio de mensagens não solicitadas, além de ser antiético, também pode render problemas com a justiça.

Por isso, é essencial que as empresas entendam e pratiquem o opt-in no WhatsApp. A seguir, você entenderá melhor o que significa e a importância dele para garantir maior assertividade na comunicação com seu cliente.

O que significa opt-in?

O termo opt-in se refere a uma autorização formalizada que o usuário concede a uma empresa, autorizando a mesma a lhe enviar comunicações, conteúdos e notificações. Traduzindo do termo inglês, “opt” significa optar e “in” significa entrar. Ou seja, o usuário está optando por entrar.

Quando você está realizando um cadastro em uma newsletter, por exemplo, está fazendo um opt-in e autorizando a pessoa ou empresa do outro lado a te enviar aquele conteúdo. 

Da mesma forma, o WhatsApp também exige que o usuário faça um opt-in, permitindo que uma empresa que utilize o WhatsApp Business API efetue suas comunicações através da plataforma.

Por que é necessário opt-in no WhatsApp?

Se você utiliza algum software com integração oficial à API do WhatsApp, consegue ter algumas funções extras que as versões comuns do mensageiro não possuem como, por exemplo, a capacidade de mandar mensagens automáticas para várias pessoas.

No entanto, um dos requisitos para que você consiga enviar mensagens em massa, é obter o opt-in do seu usuário, que concordará em receber comunicados da sua empresa.

Esta obrigação ocorre, primeiro, porque a Meta, empresa dona do WhatsApp, se compromete com uma boa experiência do usuário.

E nada mais inconveniente do que receber mensagens não solicitadas, certo?

Além disso, leis anti-spam internacionais e a própria Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, citam ser necessário que o usuário dê consentimento e saiba exatamente para que fim os seus dados serão utilizados.

Como obter o opt-in de um usuário?

Você pode obter o opt-in de um usuário através de diversos canais:

  • e-mail;
  • SMS;
  • landing pages;
  • formulários em aplicativos;
  • site da empresa;
  • e até mesmo dentro do próprio WhatsApp.

Para usar o opt-in dentro do WhatsApp, é necessário que o usuário entre em contato primeiro, pois, segundo as regras da plataforma, você não pode mandar uma mensagem para um usuário que não tenha realizado o opt-in previamente.

Portanto, para que você possa mandar mensagens através da API oficial do WhatsApp é necessário que aconteça algumas destas situações:

  • O usuário entra em contato com o WhatsApp da sua empresa e só então você realiza o opt-in através desta plataforma;
  • Ou o usuário faz opt-in de outra forma, como, por exemplo, através de uma landing page e aí, sim, você envia mensagens para o seu WhatsApp.

Lembre-se também que os termos do opt-in precisam ser objetivos, deixando claro quais serão os tipos de conteúdos enviados.

A empresa também é responsável por realizar essa requisição e gerenciar os usuários que fornecem opt-in, garantindo que esta autorização também esteja documentada, caso seja solicitada futuramente pelo WhataApp.

Por isso, é essencial que você conte com o suporte de um software capaz de gerenciar estas solicitações de opt-in, além de diversas outras informações e funcionalidades.

Boas práticas de opt-in no WhatsApp

O WhatsApp ainda sugere que as empresas promovam algumas boas práticas, a fim de garantir a satisfação de todos os usuários:

  • Mostrar explicitamente os tipos de mensagens que a pessoa estará optando em receber;
  • Evitar enviar mensagens com muita frequência;
  • Dar instruções para permitir que o usuário faça o opt-out, ou seja, cancele o recebimento de comunicações.

Qual software utilizar para gerenciar opt-in e outras funcionalidades no WhatsApp?

Se você deseja gerenciar o opt-in, além de contar com inúmeras funcionalidades, capazes de transformar seu WhatsApp numa máquina de vendas, é essencial contar com um software robusto, com integração oficial à API do WhatsApp.

Para isso, o módulo WhatsApp do Intelix call center é perfeito! Com ele é possível:

  • Gerar protocolos de atendimento
  • Aplicar pesquisa de satisfação
  • Personalizar frases de atendimento
  • Integrar com seu site
  • Configurar filas e transferência de atendimento
  • Acessar histórico e relatório das conversas
  • Criptografar as mensagens
  • Usar URA por texto e muito mais.

Além disso, utilizando o WhatsApp através da plataforma Intelix, você tem todas as funcionalidades do aplicativo original como, por exemplo, enviar texto, fotos, vídeos, mensagens de voz, emojis, gifs e figurinhas.

Também pode permitir que vários vendedores ou atendentes utilizem o WhatsApp ao mesmo tempo, agilizando ainda mais o atendimento ao cliente.

Estas funcionalidades proporcionam maior controle sobre as informações coletadas. Dessa forma, é possível entender quem são seus clientes, acompanhar todo o processo de atendimento, encontrar falhas, implementar soluções, ou seja, transformar seu WhatsApp em uma verdadeira máquina de vendas.

Solicite agora uma demonstração e veja como esta solução pode trazer muito mais satisfação aos seus clientes e lucratividade para seu negócio.

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