A importância do trabalho no telemarketing

Atendentes call center

O consumidor sempre irá buscar pela melhor experiência com empresas e marcas. Com certeza, o processo de vendas é o primeiro relacionamento criado. Mas manter esta união estável demanda a mão de obra de uma equipe especializada. É neste momento em que o atendente de telemarketing faz a grande diferença.

A equipe de atendimento é a linha de frente direta com o cliente, sempre orientados e treinados para fornecer a melhor experiência ao consumidor no pós venda. Afinal, se um cliente entra em contato, é sinal de que pode existir algum problema a ser resolvido.

Ou seja, o atendente de telemarketing é aquele que tranquilizará o cliente, quebrará barreiras e transformará um sentimento negativo em uma experiência positiva. Isso denominamos de customer experience, a cultura do call center que geram wow moments para os clientes.

Por isso, neste post, decidimos mostrar o quão relevante é o trabalho dos atendentes de telemarketing e como seus impactos são positivos para as empresas!

Os tipo de atendimento de telemarketing

Tecnicamente existem dois tipos de atendimento de telemarketing, o ativo e o receptivo. Suas principais diferenças consistem em quem toma a iniciativa do atendimento. No telemarketing ativo, a empresa toma a iniciativa de contato com o cliente. Este é um modelo bastante conhecido e permite aplicar estratégias de comercialização, prospecção ou campanhas promocionais.

Quando bem estruturadas e utilizando ferramentas de apoio, como o Intelix, é possível realizar ações como:

  • Pesquisas;
  • Pós-vendas;
  • Retorn
  • o de ligações;
  • Processamento de pedidos;
  • Atendimento ao consumidor;
  • Respostas para reclamações;
  • Manutenção e atualização de mailings;
  • Cadastro de novos clientes.

Em contrapartida, o telemarketing receptivo é aquele que acontece quando o cliente toma a iniciativa de entrar em contato com a empresa. Seja por uma linha de 0800, ou qualquer outra fonte de contato disponível, o consumidor pode acionar as empresas para com o objetivo de:

  • Processamento de pedido;
  • Delivery;
  • Sugestões e reclamações;
  • Complementação de pedidos;
  • Acompanhamentos de entrega;
  • Help desk;
  • Pós-venda;
  • Alterações de cadastro;
  • Agendamentos.

Mas, independente do tipo de atendimento e do objetivo da chamada, é importante ressaltar a importância das pessoas que estão frente aos clientes e dar todos os recursos necessários para a sua melhor operação. Bons equipamentos, infraestrutura adequada e um sistema de gestão de call center, como o Intelix são básicos e fundamentais para uma excelente desempenho e eficiência do telemarketing.

Se você quer saber mais sobre Atendimento de Sucesso do Telemarketing, confira este eBook e conheça todos os pontos para conquistar a satisfação do cliente!

Os problemas enfrentados no trabalho do telemarketing

Dizer que o trabalho de um atendente de telemarketing é um mar de rosas é uma mentira que pode ser comprovada sem muita pesquisa. Muitas chamadas, clientes insatisfeitos e que por vezes extrapolam sua raiva no atendente é um cenário que ocorre, infelizmente com certa frequência.

Por isso, gostaríamos de parabenizar as pessoas que trabalham resolvendo diariamente diversos tipos de problemas. Afinal, ter resiliência, empatia, desenvolver habilidades técnicas e de negociação, são os fatores que formam estes excelentes profissionais. E, para estes profissionais gostaríamos de dar uma salva de palmas!

Sabemos que no dia a dia existem situações difíceis. Que a jornada de trabalho pode ser cansativa, que as metas a serem alcançadas podem gerar algum tipo de ansiedade. Por isso é sempre bom relembrar o quão importante é saber que existe regulamentação para o trabalho no teleatendimento.

Empregado e empregador devem estar sempre atentos, para que a partir de um ambiente e clima amigável a produtividade aumente e a satisfação do cliente seja um motivador para o atendente e para a empresa.

Portanto, neste dia em que é comemorado o dia do trabalho, nós da Del Grande ficamos felizes em saber que podemos contribuir para a atividade destes profissionais com nosso sistema Intelix. Pensando no dia a dia do atendente de telemarketing buscamos constantemente a melhoria, para entregar a ferramenta de maior qualidade no mercado e que supre as necessidades destes profissionais. Veja como já impactamos diversas empresas!

Se ainda não conhece o Intelix, descubra esta ferramenta e veja como ela é a responsável em promover o sucesso para as empresas e clientes.

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