Escolher operadora VOIP e internet para ter boa qualidade nas ligações

atendente-de-telemarketing

A voz sobre IP (operadora VoIP), é a tecnologia que surgiu para ficar e revolucionar a forma de transmitir a voz. Essa tecnologia permite o seu uso pela empresa em qualquer lugar que houver acesso a rede mundial de computadores (Internet), com baixo custo nas ligações. Muitos já devem ter se questionado: E a qualidade destas ligações? Vale a pena?

Hoje já falamos usando Skype e Whatsapp ou outros aplicativos em nosso celular, que não utilizam a banda de voz (chamada convencional), mas sim a banda de dados.

Quando fazemos ligações de voz através da rede de dados do nosso celular ou da nossa empresa, estamos usando o VOIP – voz sobre IP.

Mas é importante identificarmos as diversas formas de aplicação para que os investimentos com suas mudanças tragam o benefício desejado.

Formas de aplicação da telefonia VOIP

Aqui nos referimos à questão corporativa, seja a telefonia entre colaboradores da empresa ou entre a empresa e seus clientes.

Vejamos:

a) Quando minha empresa migra para uma central (PABX) mais moderna, mais atual, este PABX pode usar a sua estrutura de rede (ethernet, interna) para trafegar voz. Ou seja, os ramais se conectarão à central via rede. Isso também é VOIP.

b) Quando estou em um local remoto (home office, outra cidade por estar em deslocamento) e desejo um contato com minha empresa, posso utilizar um software instalado em meu celular ou computador para me conectar ao PABX da empresa (softfone). Isso também é VOIP.

c) Quando a operadora que atende minha empresa possui tarifas muito altas para determinados destinos, posso utilizar minha internet para me conectar a uma outra operadora que pode realizar a chamada para este destino, por um valor mais conveniente. Nesse momento também estarás utilizando um VOIP.

Apesar de todas as operadoras estarem migrando para esta tecnologia, podemos ainda chamar de operadora VOIP, aquela operadora que não possui um meio físico (cabos) se conectando a nossa empresa e usa o nosso link de internet. Diferente de um tronco analógico ou E1 nos quais é obrigatório o uso de um cabo especial para trafegar o áudio. Exemplo: Net, Oi, Telefônica – Vivo, Embratel, etc.

Vamos nos ater a este terceiro aspecto. O uso constante de uma operadora voip para realizar chamadas saintes para meus colaboradores externos ou clientes.

Como saber se estou fazendo a escolha certa na hora de contratar uma operadora VoIP

A telefonia fixa, utilizando a tecnologia E1 para transmitir a voz no formato digital, é bem confiável e de ótima qualidade graças aos 2 Mbps dedicados ao E1, que pode ter até 30 canais simultâneos de transmissão, onde a sinalização pode se dar via fibra ou par metálico e garantindo 64 Kbps por canal de transmissão. Quando as operadoras disponibilizam um link VoIP dedicado na sua empresa, utilizam um formato parecido na utilização da transmissão do E1. Desta forma garantem a banda e a qualidade nas ligações VoIP.

A maioria das operadoras não disponibiliza um equipamento específico para fornecer o tronco VoIP, e acabam utilizando sua conexão de internet para realizar a autenticação junto a operadora. Aí que começa a dor de cabeça, pois a qualidade de serviço (QoS), quem gerencia é a sua empresa, não a operadora. Essa forma de utilização é a mais barata, mas não quer dizer que entregará uma boa qualidade se não for observado a taxa de utilização de banda de uma ligação VoIP. Se compararmos com o E1, cada ligação, utiliza 64 Kbps na transmissão; basta fazer o mesmo cálculo para cada ligação na utilização da internet, sendo que neste caso, deve-se observar a taxa de Upload e Download, que estão diretamente ligadas para se ter uma boa qualidade na ligação (sem ruídos, picotes, atraso, etc).

Qual internet necessito? 

Quando contratamos um link de internet, geralmente a velocidade de taxa de upload que a operadora fornece não é a mesma velocidade de taxa de download conforme a Resolução nº 574/2011 da Anatel. Visando a qualidade, um link dedicado de preferência full (mesma taxa de velocidade para upload e download) é a melhor indicação na utilização da telefonia VoIP. Esse cálculo de utilização da banda pode diminuir se usado o  codec G729, passando a usar 46 Kbps de UP e 46 Kbps de Down por ligação. Exemplo: 30 ligações simultâneas x 46Kbps (upload) = 1380Kbps para upload e 30 ligações simultâneas x 46Kbps (download) = 1380Kbps para download só para essas ligações! Veja que é o mesmo valor envolvido entre receber e enviar os pacotes de áudio. Você precisa ter essa garantia para ligações pelo codec G729. Para o voip normal, considere os 64Kbps citados acima para a multiplicação.

Mas não é só isso, é importante que a latência de sua internet (tempo de atraso, ou tempo que um determinado pacote de dados leva para ir de um ponto a outro). Podemos tomar como referência 100 ms ou menor.

Qual operadora VoIP devo contratar?

Tendo instalado uma boa internet na sua empresa, agora é definir qual operadora contratar. Existem muitas no mercado que oferecem vários tipos de serviço. Pesquise bem antes de contratar, analise opiniões em fóruns online, com parceiros que já utilizam essa tecnologia e busque por aquelas que atentem ao básico, como: Portabilidade, ter números de telefone VoIP em qualquer código de área do Brasil, se oferece qualidade/garantia de banda (QoS), consulte seu fornecedor de telefonia; eles vão auxiliar na melhor escolha para sua empresa. Todos esses cuidados levam a valer a pena ter sua telefonia migrada para VoIP, e assim, você poderá usufruir do baixo custo que as operadoras oferecem, e compensará investir nesta tecnologia.

Uma dica: Verifique as áreas de atuação da operadora (os códigos de área que ela oferece). Como você paga por minutos, você pode contratar mais de uma operadora. Por exemplo: Você está em São Paulo e contrata uma operadora para ligar para PR, SC e RS; e outra operadora para as outras áreas do país.

O termo voz sobre IP (VoIP) significa “voz sobre protocolo de Internet”.

QoS → Quality of Service ou Qualidade de Serviço.

Upload, de maneira geral, é a transferência de dados de um computador para a rede (internet).

Download é o oposto do upload. A função do download é pegar um arquivo que está disponível na rede e torná-lo acessível em um computador específico.

Codec é o acrônimo de codificador/decodificador, dispositivo de hardware ou software que codifica/decodifica sinais.

Ficou com dúvida? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário abaixo 🙂

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação de telefone e rádio, PABX IP, atendimento por chat e WhatsApp, atendedores e sistemas de fax.

Siga Nos

Del Grande | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por slin.digital

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp