Sua empresa está preparada para atender diferentes gerações?

Adaptação é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa: adaptação ao mercado, as novas formas de comunicação e, principalmente, ao seu público.

Por isso, estar preparado para atender diferentes gerações é essencial, afinal, cada uma delas possui preferências e comportamentos únicos. 

As diferentes gerações e suas particularidades

Cada geração traz consigo uma perspectiva única, e entender essas nuances é fundamental para oferecer um atendimento eficaz e personalizado.

Baby Boomers

  • Nascidos entre meados da década de 1940 e meados da década de 1960.
  • Cresceram em um período pós-Segunda Guerra Mundial de crescimento econômico.
  • Valorizam a estabilidade no trabalho e a lealdade às empresas.
  • Preferem atendimento personalizado e assistência técnica.
  • Tendem a ser menos familiarizados com tecnologia digital.

Geração X

  • Nascidos entre meados da década de 1960 e início da década de 1980.
  • Testemunharam o surgimento da tecnologia, mas também viveram parte da vida pré-digital.
  • Buscam um equilíbrio entre o autoatendimento digital e o suporte humano.
  • Valorizam a durabilidade e a qualidade dos produtos.
  • São adaptáveis e resilientes.

Millennials (Geração Y)

  • Nascidos entre meados da década de 1980 e meados da década de 1990.
  • Crescentes nativos digitais.
  • Pesquisam online antes de comprar produtos ou serviços.
  • Valorizam a transparência das marcas e experiências únicas.
  • Preferem interações rápidas e eficientes, frequentemente por meio de canais digitais.

Geração Z

  • Nascidos entre meados da década de 1990 e meados dos anos 2000.
  • Totalmente imersos na era digital desde o início.
  • Priorizam marcas alinhadas com seus propósitos pessoais.
  • Esperam inovações constantes e suporte imediato através de múltiplos canais online.

Geração Alpha

  • Nascidos a partir do início dos anos 2010.
  • São nativos digitais desde o berço.
  • Enfrentam o desafio de equilibrar a hiperconectividade com o contato real.
  • Ainda estão em formação, mas já demonstram afinidade com tecnologia e diversidade.

Como desenvolver estratégias de atendimento assertivas para diferentes gerações?

Estabelecer uma comunicação assertiva com os clientes é fundamental em todas as áreas da empresa. Afinal, para 80% dos entrevistados em uma pesquisa da PwC, velocidade, conveniência e um atendimento prestativo são fatores cruciais para uma boa experiência na comunicação com o cliente. 

Investir na fidelização é uma necessidade emergencial, pois é mais barato manter clientes do que conquistar novos. Além disso, clientes fiéis têm maior potencial para realizar compras recorrentes e de maior valor.

Para conseguir isso, as dicas a seguir podem ser úteis.

Segmente os clientes

Priorize a segmentação para entender as expectativas e necessidades de cada grupo geracional.

Sua base atual de clientes é uma mina de ouro para insights. Aproveite para utilizar os dados coletados para personalizar experiências.

Personalização do atendimento em diversos canais

Personalize o atendimento e utilize os canais de comunicação mais adequados para cada geração.

Baby Boomers costumam valorizar a comunicação pessoal e o atendimento telefônico.

A geração X prefere e-mail e chat. Por isso, garanta respostas rápidas e eficientes por esses canais.

Os millennials são adeptos das redes sociais e mensagens instantâneas. Então, esteja presente no Facebook, Instagram e WhatsApp.

A geração Z é composta por nativos digitais que adoram interações rápidas. Portanto, invista em chatbots e aplicativos de mensagens.

Treine sua equipe

Prepare sua equipe para abordagens específicas para cada geração. Isso inclui entender as diferenças de comunicação, valores e expectativas de cada grupo de clientes.

Feedback e aprendizado contínuo

Promova uma cultura de feedback entre os colaboradores, onde seja possível aprender com os erros e sucessos para aprimorar as estratégias de atendimento.

Tenha suporte tecnológico para prestar um bom atendimento

É fundamental contar com suporte tecnológico para oferecer um atendimento de qualidade. Ter acesso a softwares e hardwares que possibilitem à sua equipe realizar um atendimento mais inclusivo e humanizado para qualquer geração é essencial. 

Destacamos a importância de possuir, por exemplo, um software que gerencie o atendimento multicanal, permitindo que o cliente entre em contato por meio de diversas plataformas, em diferentes pontos de contato com a marca, ao mesmo tempo que garante a centralização de todos os dados e informações, acessíveis com um simples clique. 

Se a sua empresa ainda não dispõe desse tipo de tecnologia, entre em contato com nossos especialistas para descobrir como podemos ajudá-lo a revolucionar o setor de atendimento ao cliente.

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