Como a telefonia em nuvem reduz custos e aumenta a eficiência operacional

A computação em nuvem já transformou a maneira como as empresas operam, oferecendo flexibilidade, escalabilidade e economia de recursos Uma pesquisa realizada pela Gartner estimou que até 2025, 85% das empresas estariam utilizando computação na nuvem.

No universo da telefonia, essa transformação é igualmente impactante. A telefonia em nuvem moderniza os sistemas de comunicação, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.

A nuvem oferece inúmeras vantagens, especialmente para call centers e empresas com alta demanda de comunicação.

Mas, afinal, o que é Telefonia em Nuvem?

A telefonia em nuvem é um serviço disponibilizado por empresas de tecnologia que transfere toda a infraestrutura de telefonia para a Internet. Por utilizar a conexão web já existente na empresa, não requer a instalação de equipamentos físicos, servidores, cabeamentos ou Gateways.

Embora a telefonia em nuvem não seja uma novidade, tendo surgido na década de 90 e sendo conhecida como VoIP (Voice over Internet Protocol), na época, a tecnologia não foi amplamente adotada devido à limitação da capacidade de transmissão de dados da internet.

Atualmente, com a popularização do 4G em smartphones e o início das operações do 5G, todos têm acesso a tecnologias VoIP, tanto em dispositivos móveis quanto em ambientes corporativos. A telefonia em nuvem já é utilizada em call centers, escritórios, hospitais, help desks e diversas empresas, que assim conseguem ter uma central telefônica completa, hospedada em servidores na nuvem.

Essas centrais desempenham todas as funções de uma central telefônica tradicional, como receber e gerenciar ligações, distribuir chamadas entre ramais e conectar esses ramais, mesmo que estejam localizados em cidades e regiões diferentes.

Com a operação na internet, o VoIP pode se comunicar com chamadas convencionais de qualquer telefone com linha analógica, troncos E1, VoIP ou celular. As chamadas podem ser realizadas entre dois computadores ou entre um computador e um telefone tradicional.

É importante ressaltar que apenas troncos VoIP podem ser conectados à central telefônica em nuvem, pois não é viável conectar modens e linhas pela nuvem. Essa conexão só seria possível em datacenters próximos à sede da empresa.

Vantagens da telefonia em nuvem

A telefonia em nuvem oferece uma série de vantagens que culmina na redução de custos, aumento da eficiência operacional e maior segurança. 

No quesito financeiro, a economia é notável, pois é possível eliminar os custos com equipamentos físicos, manutenção, atualizações e espaço para servidores, além de reduzir significativamente os gastos com chamadas, especialmente para longa distância e internacionais. 

A escalabilidade da nuvem permite ajustar seus recursos de telefonia conforme a demanda, sem grandes investimentos em hardware, e simplifica a gestão de TI, reduzindo a necessidade de uma equipe dedicada à manutenção da infraestrutura. 

Em termos de eficiência, a telefonia em nuvem oferece mobilidade, permitindo que seus colaboradores acessem o sistema de qualquer lugar com internet, e trazendo também flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças do seu negócio. 

Integrando sua telefonia com CRM, softwares de gestão e outras plataformas, otimizam-se processos que elevam a produtividade. 

Uma das vantagens de utilizar telefonia na nuvem é o acesso a recursos avançados como gravação de chamadas, URAs personalizadas e filas de espera inteligentes, além de relatórios detalhados. 

Quanto à segurança e confiabilidade, os provedores de telefonia em nuvem investem em criptografia e outras medidas para garantir a integridade dos seus dados, reduzindo o risco de perdas por falhas de hardware ou desastres. Assim, a continuidade do negócio é assegurada, mesmo com problemas na internet local, graças a recursos como a conexão 4G/5G.

Alta eficiência para telefonia em nuvem com Intelix

O Intelix Call Center é uma plataforma completa de telefonia em nuvem que integra todos os recursos necessários para otimizar a comunicação da sua empresa. 

Seja para aqueles que ainda não tem nenhuma plataforma para call center, tanto para aqueles que querem mudar do modelo tradicional, a telefonia em nuvem é simples e prática. 

A equipe técnica da Del Grande realiza a cópia de toda a configuração de usuários, ramais, backup de gravações e dados de relatórios, garantindo uma transição suave e sem interrupções. 

A telefonia em nuvem é a solução ideal para empresas que buscam reduzir custos, aumentar a eficiência e modernizar seus sistemas de comunicação. 

E, se você busca resultados assim, entre em contato com a Del Grande e agende uma demonstração para descobrir como o Intelix na Nuvem pode transformar o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp