Como implantar uma transformação digital na sua empresa?

A transformação digital é um processo de reestruturação dos processos, adotando uma cultura mais digital, que visa melhorar o desempenho, a produtividade e a competitividade das empresas. 

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas começaram a mudar a forma como vinham operando, buscando novas soluções digitais e mudando completamente a sua cultura.

Mas o que é transformação digital? Quais são os benefícios e as etapas para se adaptar às mudanças? Como implantar essa revolução na sua empresa? Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste artigo.

O que é transformação digital nas empresas?

A transformação digital nas empresas, também conhecida como jornada digital, é o processo de reestruturação dos processos, adotando uma cultura mais digital.

Ter uma página nas redes sociais, criar um site ou armazenar os arquivos em uma plataforma de cloud, não significa que a empresa tenha de fato passado pela transformação digital. Na verdade, essas ações são apenas o começo de uma longa jornada.

A transformação digital nas empresas vai muito além de ações básicas como essas. O conceito se refere a uma atuação mais agressiva, como investir em sistemas capazes de automatizar e gerenciar tarefas e digitalizar o máximo de processos dentro da organização.

Um artigo divulgado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostra que empresas que têm maturidade digital são 23% mais lucrativas do que aquelas que ainda não apostaram na jornada tecnológica.

Contudo, um negócio que ainda não começou a pensar na transformação digital, ainda tem tempo para que repense seu modelo de negócios e leve em consideração acompanhar o mercado nessa jornada.

Quais são os benefícios da transformação digital nas empresas?

A transformação digital nas empresas traz diversos benefícios para os negócios, tais como:

Melhoria na experiência do cliente

A transformação digital permite oferecer um atendimento mais personalizado, ágil e eficiente para os clientes, interagindo em diversos canais, como sites, aplicativos, mídias sociais, chatbots e outros. 

Isso proporciona um melhor entendimento das necessidades e desejos dos clientes, permitindo a criação de ofertas e produtos personalizados e proporcionando uma experiência que resulte em satisfação e fidelização.

Otimização dos processos internos

A transformação digital possibilita automatizar e integrar os processos internos da empresa, reduzindo custos, erros e retrabalhos.

A utilização de tecnologias digitais possibilita, por exemplo, a automação de processos manuais e a simplificação de tarefas complexas, resultando em maior eficiência e redução de custos. Isso engloba a implementação de softwares de gestão empresarial, sistemas de CRM, automação de processos, entre outros.

Aumento da produtividade

A transformação digital facilita o trabalho dos colaboradores, que podem acessar as informações e ferramentas necessárias de forma rápida e segura.

Inovação nos produtos e serviços

A transformação digital estimula a criação de novos produtos e serviços, que atendam às demandas e expectativas dos clientes.

A digitalização também permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado, respondendo de forma ágil a novas demandas e aproveitando as oportunidades. Por exemplo, a adoção de plataformas de nuvem facilita o acesso a recursos e serviços sob demanda, permitindo escalabilidade e agilidade nos negócios.

Diferenciação competitiva

A transformação digital permite que a empresa se destaque no mercado, oferecendo soluções mais modernas e eficazes do que os concorrentes.

Aquelas que adotam a digitalização e acompanham as tecnologias emergentes têm maior probabilidade de se destacarem, atrair e reter talentos, além de se adaptar às necessidades dos clientes e do mercado.

Tomada de decisões baseada em dados

Com a transformação digital, as empresas têm acesso a uma quantidade cada vez maior de dados. A análise desses dados fornece informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas, identificando tendências de mercado, otimizando processos e antecipando demandas.

Como implantar uma transformação digital na sua empresa?

Para implantar uma transformação digital na sua empresa, é preciso seguir algumas etapas, como:

  • Definir os objetivos e metas: o primeiro passo é definir o que se espera alcançar com a transformação digital, quais são os indicadores de sucesso e como mensurá-los.
  • Analisar o cenário atual: o segundo passo é fazer um diagnóstico da situação atual da empresa, identificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, e os gaps de tecnologia e cultura.
  • Capacitar os colaboradores: depois é importante treinar e engajar os colaboradores para que eles possam usar as novas ferramentas e se adaptar às mudanças nos processos.
  • Monitorar e avaliar os resultados: deve-se também acompanhar e medir os resultados obtidos com a transformação digital, verificando se os objetivos e metas foram atingidos e se há necessidade de ajustes.
  • Escolher as ferramentas adequadas: e um passo essencial é selecionar as ferramentas que melhor se adaptam às necessidades e ao orçamento da empresa, como softwares, aplicativos, plataformas, etc.

Neste quesito, nós da Del Grande podemos auxiliar sua empresa, afinal possuímos diversas ferramentas capazes de acelerar a transformação digital na sua empresa e, principalmente, melhorar a qualidade do seu serviço de atendimento ao cliente.

Fale com nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua empresa a crescer, evoluir e lucrar muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp