Del Grande, 30 anos. Conheça um pouco da nossa história.

Aniversário de 30 anos - Del Grande

São 30 anos de Del Grande. Nascemos em 01 de abril de 1990 para entregar soluções de telecomunicações integradas aos computadores (telemática). Desde o início, estivemos atentos ao que nossos clientes falavam e colocavam como necessidades. Foram a partir dessas conversas que muitos de nossos produtos, customizações e integrações surgiram.

Desde então, esse é o nosso jeito de ser: Entregar soluções sob medida ao cliente e fazer com que ele se sinta atendido e amparado em todas as situações, desde a compra até o suporte técnico.

Evolução das telecomunicações X Crescimento Del Grande

As tecnologias de comunicação foram evoluindo durantes estes 30 anos, e nossos sistemas foram se adaptando também. Toda evolução tecnológica, refletiu de alguma forma nos produtos e no relacionamento com nossos clientes. 

Anos 90

Em 1990, quando chegou ao Brasil o primeiro telefone celular, nosso time era composto por apenas 2 pessoas, e permaneceu assim por algum tempo.

Na sequência, em 1992, o uso dos cartões telefônicos nos telefones públicos (orelhões) iniciou e virou febre.

E o mais importante, para nós, nesta época: Um aparelho multifuncional que integrava voz, texto e mensagem, começou a se disseminar: o FAX.

Nesse ano ainda se utilizava o Telex, e nós comercializávamos o LTelex, nosso primeiro produto. 

Como sempre, atentos às necessidades do mercado, em 1994, criamos o LFax, com uso de modem ATMC conectado a uma linha analógica e depois, usando placas E1 para troncos E1. 

Em 1995, a internet comercial chegou ao Brasil e os primeiros provedores de internet surgiram. A internet discada é dominante entre os usuários. 

Em 1997 foi criada a Lei Geral de Telecomunicações, nº 9.472 – que visa legislar sobre a organização dos serviços de telecomunicação, a criação de um órgão regulador e outros aspectos. Esta lei é atuante até os dias de hoje.

Anos 2000

Passaram-se 10 anos e em meados de 2000, surgiu o Smartphone e a internet banda larga – ADSL no Brasil. Nessa época éramos em 03 colaboradores e a década de 2000 é uma das mais importantes para nós. 

Lançamos a URA Intelicon. Atendendo diversas associações no estado de Santa Catarina (que continuam utilizando o sistema até os dias atuais, 20 anos depois, com o Intelix), dentre outros clientes. 

Em 2001 a tecnologia GSM chega ao Brasil, melhorando os serviços de telefonia celular.

E nós, lançamos o Gravador Intelicon, com gravação de linhas e ramais analógicos e rádio comunicador. Logo em seguida, utilizou-se placas E1 para gravação de tronco E1, tendo a possibilidade de integração com softwares CSTA/CTI de centrais telefônicas do mercado. 
Indústrias do ramo de mineração, começaram a utilizar o sistema. 

Em 2003 também surge o Skype, que traz chat e ligações pela internet.

E em 2007 a tecnologia VOIP é difundida no Brasil, mesmo ano da chegada da tecnologia 3G nos celulares e dos computadores com rede wireless.

Em 2008 criamos o Intelix, embarcando na onda das ligações sob o protocolo IP, utilizando Softfone ou aparelho físico e troncos VOIP. Elaboramos muitas ferramentas como o configurador, gerador de relatórios e o configura-ura para dar diferencial a esse sistema. Bancos e seguradoras são exemplos de empresas que adquiriram o Intelix para a gestão dos atendimentos aos seus clientes, na época.

Em 2009, a portabilidade telefônica é criada e disseminada. Ficou fácil mudar de operadora!

2010, nova década de produtos:

O projeto do Gravador IP para chamadas voip iniciou. O sistema passou a gravar troncos Voip e ligações entre ramais nas centrais com ramais IP. Hoje ele grava tanto o protocolo IP puro, como também H323, HFA e na Cisco, grava pelo modo Built-in-Bridge.
Solução muito usada pelos operadores de energia elétrica e concessionárias de rodovias. 

Já éramos 17 colaboradores.

Em 2011 o sistema de fax ainda é utilizado por algumas empresas, porém, não é mais necessário a utilização de hardware. A Del Grande lança o LFax IP, um software que permite qualquer usuário enviar e receber fax em redes IP por meio de PABX-IP

Em 2014 o 4G chega ao Brasil por uma exigência da FIFA pela Copa do Mundo que sediamos.

Em 2018 a internet das coisas toma conta dos assuntos mais cotados.

Em 2019 o Gravador Intelicon IP passa  a gravar também conversas por rádio Voip – ROIP.

Del Grande, 30 anos.

Em 2020 somos 27 pessoas e ainda estamos querendo evoluir, incorporando ao Intelix Chat, integrações e ferramentas para aprimorar o atendimento ao cliente por meio de texto também.

Foram muitos acontecimentos, aprendizados e evolução nestes 30 anos. O sentimento é de gratidão por tudo o que conquistamos até aqui.

Parceiros, clientes e equipe, vocês são responsáveis por essa história. 

Comemoramos esta data, cada um na sua casa. E nosso único desejo para este aniversário é que tudo fique bem logo, para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp