Ir para o conteúdo
  • Soluções
    Atendimento ao cliente/Call Center
    • Plataforma Multicanal
    • WhatsApp
    • PABX IP e Call Center
    • Telefonia na Nuvem
    • Monitoria e Relatórios
    • Ouvidoria
    • Tecnologia TDD
    • Tecnologia TTS e STT/ IA
    • Discador Automático
    • Pesquisa de Satisfação
    • Softphone e Console
    • Transcrição de Gravações Telefônicas

    Gravador Intelicon

    • Gravador Telefônico, Rádio/ ROIP e Tela
    • Transcrição de Gravações Telefônicas

    URA/DAC

    • Atendimento Automático de Chamadas
    • Tecnologia TTS e STT/ IA

    Correio de Voz

    • Correio de Voz Intelicon

    Fax/Ip

    • LFax IP
  • Cases de sucesso
  • Suporte
  • Downloads
  • Conteúdo
    Blog
    Materiais
  • Empresa
    Quem Somos
    Trabalhe Conosco
Fale Conosco
  • Call Center, Intelix, Qualidade de atendimento

Tecnologia VOIP: Como funciona e vantagens?

como funciona a tecnologia voip

Você certamente já deve ter ouvido falar da tecnologia VOIP, que facilita a comunicação entre empresas e pessoas e cresce junto com a popularização da internet.

O VOIP, Voice Over Internet Protocol, é uma tecnologia que permite que um telefone, smartphone ou computador, consiga transformar dados analógicos em digitais.

Ou seja: o VOIP traduz dados de voz para o IP (protocolos da internet) e os conduz pela rede digital.

Assim, é possível que uma pessoa usando um software VOIP faça uma ligação para qualquer telefone ou celular, conseguindo diversas funcionalidades e vantagens que a telefonia comum não possibilita.

Como funciona a tecnologia VOIP

Após a instalação do software que permite a ligação VOIP, é possível fazer uma chamada para qualquer número de telefone fixo, celular ou entre computadores.

Para ligações de um computador para telefone, ou vice versa, é necessário ter um conversor analógico/digital. Este aparelho, comumente chamado de ATA, adaptador telefônico analógico, permite conexão de internet entre computador e telefone.

Outra alternativa, que vem sendo cada vez mais usada por diversas empresas, é o Telefone IP.

O que é um telefone IP?

O telefone IP é um aparelho fixo ligado à internet, que utiliza a rede para fazer ligações.

Este aparelho é bem robusto e permite o uso de headsets, transferências e identificador de chamadas. Além de ser possível realizar gravação de ligações com uso de centrais telefônicas IP ou sistemas de gravação de ligação.

Ele pode ligar tanto para aparelhos telefônicos convencionais, como também para computadores que usam softwares que simulam um telefone, como os Softphones.

Leia também: Softphone e telefone IP: Por que sua empresa precisa desta tecnologia?

O que é um softphone?

O softphone é um aplicativo, comumente usado em computadores, que emula um telefone dentro de um sistema operacional, sem que haja a necessidade de ter um aparelho fixo.

O telefone IP, que é algo físico, é transportado para dentro de um computador, se tornando um softphone, assim todas as funções desse tipo de aparelho podem ser utilizadas por meio dessa aplicação.

Com o softphone é possível integrar aplicativos que podem fazer a captação de dados, gravação, geração de relatórios, dentre outras diversas facilidades.

Vantagens do VOIP

A seguir, apresentamos as principais vantagens do uso da tecnologia VOIP em sua empresa.

Baixo custo

Uma das maiores vantagens do VOIP é o seu baixo custo.

Ao utilizar o computador para fazer chamadas a empresa diminui bastante seus custos com aparelhos telefônicos e outros periféricos, além, é claro, de economizar com as chamadas, principalmente interurbanas e internacionais.

Quando é utilizado um softphone, ligando através do computador para um telefone fixo, ainda que ele esteja em outro país, não é cobrado o valor que seria, caso a chamada fosse feita de fixo para fixo.

Quando a comunicação é feita entre dois computadores, então, este custo pode ser zerado, visto que existem programas de comunicação VOIP totalmente gratuitos.

Segundo alguns levantamentos, o custo total das ligações via VOIP corresponde a apenas ¼ do custo pela telefonia tradicional.

Mobilidade

Ao utilizar um aplicativo VOIP, como um softphone, é possível ter mobilidade total, visto que esta aplicação pode ser instalada em qualquer computador.

Com a pandemia do Coronavírus e o crescimento do home office, este tipo de software mostrou como é importante para manter a produtividade e a continuidade de muitos negócios.

Funcionalidades extras

Como o VOIP utiliza um softphone e a internet, é possível acrescentar diversas funcionalidades, principalmente ao utilizar um software como o DGPhone, da Del Grande.

Com ele é possível ter:

  • Display de chamadas e mensagens;
  • Teclado para efetuar chamadas e sinalização;
  • Controle de volume do microfone e alto-falante;
  • Gerenciamento de múltiplas linhas;
  • Rediscagem;
  • Colocar chamada em espera;
  • Transferência;
  • Opção modo Sem Som (Mute);
  • Opção Não Perturbe (Do Not Disturb);
  • Agenda de contatos;
  • Histórico de chamadas – recebidas, efetuadas, perdidas;
  • Modo conferência

Como implantar o sistema VOIP em sua empresa?

Veja também: Escolher operadora VOIP e internet para ter boa qualidade nas ligações.

Se você deseja diminuir seus custos e aumentar a produtividade da sua equipe, pode implantar o sistema de telefonia VOIP sem maiores complicações. Basta entrar em contato com a nossa equipe de especialistas.

Nós estamos preparados para tirar qualquer dúvida e auxiliar na implantação de tecnologias que transformarão o serviço de atendimento ao cliente e a comunicação da sua empresa.

Respostas de 2

  1. Pedro Sengani disse:
    25 de maio de 2022 às 12:31

    Quero a implantação do sistema

    Responder
    1. Samantha de Campos disse:
      25 de maio de 2022 às 13:34

      Olá Pedro!
      Entraremos em contato 🙂

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Saiba Mais

Categorias

Categorias
  • Atendimento ao cliente
  • Atendimento na Black Friday
  • Atendimento Omnichannel
  • Call Center
  • Dicas Gerais
  • Discador
  • e-Book
  • Fax IP
  • Geral
  • Gravador de chamadas
  • Inteligência artificial
  • Intelix
  • Lei do call center
  • Planilhas
  • Plataforma Multicanal de Atendimento
  • Qualidade de atendimento
  • Revenda
  • Segurança
  • Telefonia
  • timeDG
  • URA (Unidade Resposta Audível)
  • WhatsApp
  • White paper

Receba nossos conteúdos em primeira mão

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação de telefone e rádio, PABX IP, atendimento por chat e WhatsApp, atendedores e sistemas de fax.

Siga Nos

Linkedin Facebook Instagram

Contato

  • Garopaba - SC (48) 3254-8600
  • São Paulo - SP (11) 2935-9888
  • [email protected]

Del Grande

  • Cases de Sucesso
  • Sobre a Empresa
  • Suporte
  • Downloads
  • Política de Privacidade
  • Termo de Garantia

Soluções

  • Intelix | Plataforma Multicanal
  • Intelix | Módulo WhatsApp
  • Intelix | PABX IP e Call Center
  • Intelix | Telefonia na Nuvem
  • Intelix | Monitoria e Relatórios
  • Intelix | Módulo Ouvidoria
  • Intelix | Módulo TDD
  • Tecnologia TTS e STT/ IA
  • Intelix | Discador Automático
  • Intelix | Pesquisa de Satisfação

Del Grande | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por slin.digital

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp