Em Gestão a distância da operação de atendimento ao cliente, falamos sobre a importância de mudar o paradigma sobre o home office. Reforçamos a ideia de que, se os resultados que o colaborador precisa entregar estiverem bem esclarecidos, não haverá motivos para se preocupar. Você deve realizar a gestão, de acordo com as técnicas que já aplicava no trabalho dentro da empresa.
Entendo que ainda assim, seja difícil se assegurar de que tudo corra bem, quando não se está por perto. Mas existem algumas vantagens proporcionadas pelo home office que podem motivar ainda mais a sua equipe, e consequentemente, torná-los ainda mais produtivos.
6 Vantagens do home office
- Executar as atividades em um ambiente organizado do seu jeito e gosto;
- Não é necessário deslocamento até a empresa. Com isso, o colaborador tem mais tempo para se dedicar a funções pessoais, por exemplo.
- Sem deslocamento não há custo com transportes.
- Se faltava espaço na empresa e era necessária uma expansão estrutural, com equipes em home office, o espaço não é mais necessidade nesse momento.
- Aqueles que gostam de silêncio e precisam se concentrar, preferem trabalhar de casa e, normalmente, apresentam melhores resultados.
- Para aqueles que ainda precisam interagir com outros membros da equipe, videoconferências e chamadas de áudio são a solução.
5 Ferramentas para gestão de produtividade
Para otimizar o serviço de atendimento em período de quarentena, dos colaboradores que trabalham em função tipo call center (atendimento ao cliente), siga as dicas que selecionamos no nosso blog.
- Sistema de gravação de chamadas – Gravador Intelicon IP
- Plataforma de compartilhamento de documentos em nuvem – Google Docs
- PABX IP para realizar ligações pela internet – Intelix
- Relatórios com métricas de atendimento ao cliente – Intelix Call Center
- Sistema para direcionar o atendimento telefônico e informar dados importantes ao cliente – URA/ DAC Intelicon
Para saber como analisar a produtividade da equipe, leia Gestão a distância da operação de atendimento ao cliente.
5 Aplicativos que não podem faltar no home office
- Aplicativo de anotações, acessível de qualquer lugar – Joplin
- Organização e gerenciamento do dia a dia – To Do
- Aplicativo para realizar ligações e videoconferências via internet – Skype
- Chat para atendimento ao cliente pelo site – Intelix Atendente
- Softphone para ligações convencionais – DGPhone
Produtividade no home office: Outros pontos importantes
Certifique-se de que o colaborador possua uma boa conexão de internet em casa. Torná-la segura também será necessário, mas não exige grandes investimentos.
Se você desconfia do ambiente de trabalho que o colaborador terá, como espaço, computador, mesa e cadeira, use o modelo que você tem na empresa. Forneça os equipamentos necessários para o desempenho da função com qualidade como se ele estivesse na empresa.
Peça fotos ou até mesmo faça conferências de vídeo para avaliar o local. As fotos podem até virar registro histórico para a empresa e alimentar as redes sociais e mostrar sua equipe aos clientes.
Os tempos mudam, mas algumas ações devem ser mantidas
- Treinamento, avaliação e feedback são regras do trabalho em equipe, independente do formato (home office ou convencional).
- Continue envolvendo o colaborador em suas ações. O resultado vem do compromisso de cada um, e isso será constantemente avaliado.
- Este é um momento de mudança, onde todos querem cooperar.
- Entrevistas e conversas informais, ajudam bastante na adaptação ao novo cenário.
Vale a pena, tente você também! E precisando de auxílio? Conte com a gente, que adoramos trocar experiências.