As URAs (Unidades de Resposta Audível) já são amplamente usadas em diversos serviços de atendimento ao cliente. Agora, com a popularização de aplicativos de mensagens, surge também a dúvida sobre como criar uma URA para Whatsapp.
É possível usar o mesmo princípio das Unidades de Resposta Audível desenvolvidas para sistemas de telefonia? Como funciona uma URA por texto, que é enviada através de mensagem por Whatsapp? Existem aplicações capazes de fazer esta automação?
Vamos explicar estas e outras dúvidas, a seguir.
O que é uma URA?
URA (Unidade de Resposta Audível), é um sistema automatizado de atendimento telefônico, que permite que os clientes interajam com uma empresa por meio de um menu de opções gravado em áudio.
Quando um cliente liga para um call center, ele é recebido por uma mensagem de boas-vindas que orienta o cliente a escolher a opção desejada por meio do teclado numérico do telefone.
Cada opção corresponde a uma ação específica, como falar com um atendente, obter informações sobre produtos ou serviços, fazer um pedido, solicitar suporte técnico, etc.
A URA é uma forma eficaz de automatizar o atendimento telefônico e proporcionar uma experiência mais eficiente e conveniente para o cliente.
Esta ferramenta ajuda a reduzir o tempo de espera e a aumentar a eficiência do atendimento, já que consegue direcionar as chamadas para o departamento ou pessoa correta, sem a necessidade de um atendente humano.
Além disso, a URA pode ser configurada para fornecer informações específicas aos clientes, como horários de funcionamento, endereços, preços de produtos e serviços, dentre outras informações relevantes.
O sistema também pode ser integrado a outras plataformas de atendimento, como chatbots, sistemas de tickets e até mesmo WhatsApp, para fornecer uma experiência multicanal aos clientes.
Vantagens de criar uma URA para Whatsapp
Utilizar o Whatsapp para realizar a comunicação com clientes em sua empresa traz inúmeras vantagens, afinal, este é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros e um dos mais utilizados no mundo.
Além disso, ao criar uma URA para Whatsapp você pode trazer mais vantagens para o seu serviço de atendimento ao cliente.
Automatização do atendimento
Com uma URA no WhatsApp é possível automatizar o atendimento e direcionar as mensagens dos clientes para o departamento ou pessoa correta, sem a necessidade de um atendente humano. Isso permite que a empresa atenda um grande volume de mensagens de forma mais eficiente e reduza o tempo de espera.
Disponibilidade 24 horas
Ter uma URA no WhatsApp permite que a empresa esteja disponível para atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que os consumidores podem enviar mensagens a qualquer hora do dia ou da noite e receber uma resposta automática imediata, mesmo fora do horário comercial.
Personalização da experiência do cliente
A URA no WhatsApp pode ser personalizada para fornecer respostas e informações específicas aos clientes com base em suas necessidades e interesses. Isso ajuda a melhorar a experiência e a aumentar a satisfação com o atendimento da empresa.
Redução de custos
Com a automação do atendimento, a empresa pode reduzir custos, pois não é necessário contratar tantos atendentes para gerenciar as mensagens dos clientes. Além disso, a URA no WhatsApp é uma solução mais econômica do que outros canais de atendimento.
Como criar uma URA para Whatsapp
Se você deseja criar uma URA para Whatsapp pode proceder de duas maneiras: clonar a URA de uma central telefônica que já utilize essa ferramenta, ou criar uma URA do zero, sem uma base anterior.
Caso você já tenha uma URA criada em algum aplicativo de call center, como o Intelix, pode simplesmente clonar a árvore já existente, replicando-a em um documento, para que nossa equipe de especialistas consiga transformá-las nas perguntas e respostas que serão enviadas pelo WhatsApp quando o cliente entrar em contato.
Caso nunca tenha criado uma URA em outro serviço de atendimento, é importante criar um documento básico com as principais perguntas e respostas que poderão ser fornecidas por uma URA, como, por exemplo:
- Com qual departamento deseja falar
- Cancelamentos
- Reclamações
- Acompanhamento de pedidos
- Contratação de serviços, etc.
Tecnologia é essencial!
É importante lembrar que a tecnologia será uma aliada imprescindível para a criação de uma URA para o WhatsApp.
É necessário que você tenha acesso a uma ferramenta com Whatsapp Business API, para que seja possível acessar funcionalidades extras, como o desenvolvimento de uma URA para WhatsApp.
O Intelix, por exemplo, possui módulos para criação de URAs para sistemas de telefonia e também para atendimentos através do WhatsApp, facilitando sua comunicação multicanal.
Portanto, se você quer criar uma URA para WhatsApp e ter diversas ferramentas que facilitarão seu atendimento ao cliente, melhorando a satisfação do consumidor e aumentando sua lucratividade, fale com nossos especialistas e nos deixe te ajudar a levar seu call center a outro nível!