Uma das ferramentas essenciais para empresas focadas na produtividade da sua equipe e e na excelência no atendimento, sem dúvidas é o uso de algum sistema para gravação de atendimento.
Este tipo de ferramenta pode ser usada para gravar ligações, conversas de rádio ou até mesmo telas de chat de atendimento.
Os gravadores de atendimento são permitidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também são essenciais para registrar as conversas com seus clientes ou até mesmo para gravar conversas realizadas internamente entre a equipe.
Ter estas gravações traz mais segurança para os colaboradores, empresa e cliente, além de permitir uma análise posterior e, assim, buscar uma tomada de decisão mais assertiva, baseada em informações e dados.
A seguir, vamos explicar melhor os tipos de sistemas para gravação de atendimento existentes e como você pode usá-los para elevar o nível do seu call center.

Gravação de atendimentos telefônicos
Você pode utilizar na sua empresa um sistema para gravação de atendimento que grava os contatos telefônicos recebidos e efetuados.
Geralmente é necessário uma placa de circuito impresso instalada em um computador ou um hardware externo (pela rede), que conectado às linhas analógicas, digitais e IP, diretas ou em ramais, consegue gravar múltiplos canais simultaneamente no seu disco rígido.
Assim, se torna possível escutar em tempo real, ou após gravadas, consultar e reproduzir estas chamadas em qualquer computador, através de uma interface web segura.
Um sistema para gravação de atendimento em empresas robusto, como o Intelicon, possui compatibilidade com diversos tipos de canais (troncos analógicos e digitais E1, ramais analógicos, digitais ou H323, e rádios comunicadores analógicos VHF/ UHF), bem como diversas marcas de centrais (Avaya, Philips, Ericsson/ Aastra, Siemens/ Unify, Cisco, Intelbrás, dentr outras.
Além disso, é possível também gravar diversas ligações simultaneamente, obter relatórios e gravar os arquivos de áudio em diversos formatos e mídias, facilitando o acesso em qualquer lugar.
Gravador de Rádio/ ROIP
Os sistemas de comunicação por rádio são usados por diversas empresas, principalmente para garantir a segurança de suas operações.
É essencial poder fazer também esse tipo de gravação, tanto em operações em terra, quando na água e no ar.
Para isso, você pode contar com o Gravador Intelicon, que é compatível com rádio-comunicadores Motorola, Nextel, Vertex, Icom (inclusive com integração para captura de ID do rádio que participa da conversa/ gravação).
Além disso, este sistema para gravação conta com:
- Interface web de fácil acesso em qualquer lugar;
- Restrição de uso através de usuário e senha;
- Escuta online;
- Cópia de arquivos e backup em rede/ storage;
- Filtros de pesquisa por data, hora, canal;
- Inserção de comentários;
- Relatório de gravações e
- Número ilimitado de conexões de usuários.
Gravação de atendimento por chat (Tela)
Um bom sistema para gravação de atendimento em empresas também deve incluir a possibilidade de gravar a tela.
Dessa forma, é possível registrar em vídeo tudo que o operador realiza no seu computador, desde o momento em que atende até o momento que finaliza uma chamada.
Isso permite que o gestor analise o desempenho do atendente, se realiza os procedimentos corretos, se a máquina demora a apresentar o que foi requisitado, se está sendo perdido muito tempo em determinada tarefa, etc.
A gravação de tela, acompanhada do áudio da ligação, pode ajudar o gestor a entender de forma muito mais assertiva os pontos a melhorar durante a realização dos atendimentos.
Além disso, a gravação de tela permite realizar auditorias, verificando se todos os processos e exigências estão sendo realmente seguidos.
A gravação de tela também pode ser usada em casos mais extremos, para se proteger de problemas judiciais, servindo para inocentar a empresa de alguma acusação.
O módulo gravador de tela presente em softwares como o Intelix Call Center ou Intelix PABX IP, inicia a gravação assim que a chamada é iniciada.
O aplicativo grava todas as telas que o usuário estiver utilizando, para o caso de uso de mais de um monitor por computador.
Quando a chamada de áudio é finalizada, automaticamente o gravador de tela finaliza a captura de vídeo.
Ou seja, o aplicativo roda silenciosamente e faz a gravação da tela sempre que o atendente estiver em uma chamada de áudio, não sendo necessário nenhum outro tipo de comando que atrapalhe o seu atendimento.
Após o término da chamada, as gravações de tela são arquivadas temporariamente na máquina do usuário até que o arquivo seja convertido e enviado para o servidor.
Como instalar um sistema para gravação de atendimento em seu call center?
Se você precisa de um sistema para gravação de atendimento em empresas, seja para gravar tela, ligações ou rádios, entre em contato com nossa equipe de especialistas.
Nós podemos analisar suas necessidades, indicar as melhores soluções, realizar demonstrações e ajudar sua empresa a ter o máximo de produtividade e satisfação dos clientes.