Nós já falamos aqui sobre diversas formas de gravação para chamadas de telefone ou rádios IP. Também, sobre Gravação telefônica para PABX Cisco Call Manager, Como gravar conversas entre rádios analógicos, digitais, Trunking e RoIP e muito mais. E hoje, conheceremos mais sobre o SIP Recording ou SIPREC, como também é chamado. Acompanhe a seguir.
Métodos de Gravação de Comunicação
Todos os métodos de gravação, citados anteriormente, foram criados pois cada marca de central telefônica desenvolvia seu protocolo interno e proprietário para controle de fluxo de chamadas, como também alguns fabricantes desenvolveram suas próprias metodologias para gravação do áudio.
A partir de 2011 esses grandes fabricantes de centrais telefônicas se reuniram para definir uma forma única de envio do áudio para gravação, facilitando e padronizando a gravação dessas chamadas.
E o método escolhido foi a criação do SIP Recording, que consiste no envio dos pacotes de áudio dessas chamadas diretamente a um Gravador sem interferir nos protocolos internos ou criptografia adotada para os ramais da central telefônica.
Como funciona o SIP Recording?
O Protocolo de Gravação de Sessão SIPREC é usado para estabelecer a sessão de gravação e ainda relatar os metadados (dados da chamada como número chamador/origem e número recebedor/destino) em tempo real a um dispositivo de gravação.
Não há a necessidade de configuração de espelhamento de portas, como em muitos casos é utilizada.
Conclusão
A partir disso ficou mais simples gravar as chamadas! Mas claro, a sua central precisa ter suporte e licenciamento (de acordo com cada caso e marca) para uso da tecnologia junto ao gravador.
Ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre como utilizar o SIPREC na sua empresa? Converse com um de nossos consultores.