Riscos de não ter a API oficial do WhatsApp em seu call center

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo e, por isso, muitas empresas o utilizam para se comunicar com seus clientes. Porém, nem todas as empresas usam a API oficial do WhatsApp, que é a interface de programação de aplicativos fornecida pelo próprio WhatsApp para permitir a integração com outros sistemas e softwares.

Ao utilizar esta API é possível automatizar conversas, criar menus de atendimento e chatbots, enviar notificações e gerenciar múltiplos agentes. Além disso, ela também garante segurança, estabilidade e conformidade com as políticas do WhatsApp.

No entanto, existem no mercado algumas soluções não oficiais que prometem oferecer os mesmos benefícios da API oficial do WhatsApp, mas que, na verdade, podem trazer muitos riscos para as empresas que as utilizam. 

Por isso, é importante entender as diferenças entre WhatsApp Messenger, WhatsApp Business e a API do WhatsApp, entendendo suas vantagens e desvantagens e, assim, conseguindo decidir de maneira assertiva qual é a melhor versão do WhatsApp para o seu negócio.

Alguns dos riscos de não ter a API oficial do WhatsApp

Se você está usando um aplicativo não-oficial para gerenciar as conversas da sua empresa, pode estar correndo alguns riscos, como, por exemplo:

Bloqueio do número

O WhatsApp pode identificar e bloquear os números que usam soluções não oficiais, pois elas violam os termos de uso do aplicativo. Isso pode causar prejuízos financeiros e de reputação para as empresas, além de frustrar os clientes que ficam sem atendimento.

E, além disso, este tipo de violação dos termos de uso pode fazer com que a empresa tenha o número banido do WhatsApp permanentemente.

Perda de dados e riscos com a LGPD

As soluções não oficiais não possuem criptografia de ponta a ponta nem armazenamento seguro dos dados das conversas. Isso pode expor as informações sensíveis dos clientes e das empresas a hackers, vazamentos e fraudes.

Por isso, caso aconteça algum vazamento destas informações, sua empresa pode ser responsabilizada, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Falta de escalabilidade

Os softwares que não possuem a API oficial do WhatsApp têm limitações técnicas que impedem o crescimento e a qualidade do atendimento. Por exemplo, elas podem apresentar lentidão, instabilidade, queda de conexão e limitação de envio de mensagens.

Dificuldade de integração

As soluções não oficiais não são compatíveis com os principais sistemas e softwares do mercado, dificultando a integração e a automação dos processos. Por exemplo, elas podem não se integrar com sistemas de CRM, ERP, BI ou plataformas omnichannel.

Delay nas mensagens

Mensagens enviadas por plataformas não oficiais tendem a chegar com atraso, prejudicando o atendimento e podendo gerar queda nas vendas, resultando em perda financeira.

Perda de credibilidade

O uso de uma API não oficial do WhatsApp pode afetar a reputação do negócio, pois é considerado pouco profissional pelos clientes.

Limitação de recursos

Apesar da promessa de ferramentas extras, as versões alternativas possuem restrições em relação aos recursos e atualizações disponíveis na versão original da API, resultando em prejuízos, ao invés de ganhos.

Dependência do celular

Algumas plataformas de API irregulares funcionam apenas no aplicativo de celular, tornando o usuário refém do aparelho, que precisa permanecer ligado 24 horas por dia.

Falta de recursos avançados

Os aplicativos que não possuem API oficial do WhatsApp não oferecem recursos avançados que podem melhorar a performance do atendimento. 

Por exemplo, podem não ter relatórios analíticos, painéis gerenciais, monitoramento em tempo real, dentre outras soluções que facilitam a gestão e podem ser encontradas em softwares como o Intelix, que já conta com um módulo que possui integração com a API oficial do WhatsApp e diversas funcionalidades:

  • Geração de protocolo de atendimento;
  • Aplicação de pesquisa de satisfação;
  • Personalização das frases de atendimento;
  • Integração com seu site;
  • Configuração de filas e transferência de atendimento;
  • Histórico e relatórios das conversas;
  • Gerenciamento e monitoramento dos atendimentos;
  • Mensagens criptografadas;
  • URA por texto;
  • Integração a bancos de dados para respostas automáticas sem uso de atendentes.

Como ter acesso à API oficial do WhatsApp?

Com o WhatsApp disponibilizado através do software Intelix, sua empresa pode enviar mensagens em massa, importar números de contatos do seu sistema CRM, monitorar envios e recebimentos, executar integrações com outras plataformas, entre diversas outras funcionalidades. 

Se sua empresa ainda não possui o Intelix, não perca tempo. Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração. 

Você verá como é simples transformar sua central de atendimento em uma máquina de vendas pelo WhatsApp!

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