Você certamente já deve ter ouvido falar da tecnologia VOIP, que facilita a comunicação entre empresas e pessoas e cresce junto com a popularização da internet.
O VOIP, Voice Over Internet Protocol, é uma tecnologia que permite que um telefone, smartphone ou computador, consiga transformar dados analógicos em digitais.
Ou seja: o VOIP traduz dados de voz para o IP (protocolos da internet) e os conduz pela rede digital.
Assim, é possível que uma pessoa usando um software VOIP faça uma ligação para qualquer telefone ou celular, conseguindo diversas funcionalidades e vantagens que a telefonia comum não possibilita.
Como funciona a tecnologia VOIP
Após a instalação do software que permite a ligação VOIP, é possível fazer uma chamada para qualquer número de telefone fixo, celular ou entre computadores.
Para ligações de um computador para telefone, ou vice versa, é necessário ter um conversor analógico/digital. Este aparelho, comumente chamado de ATA, adaptador telefônico analógico, permite conexão de internet entre computador e telefone.
Outra alternativa, que vem sendo cada vez mais usada por diversas empresas, é o Telefone IP.
O que é um telefone IP?
O telefone IP é um aparelho fixo ligado à internet, que utiliza a rede para fazer ligações.
Este aparelho é bem robusto e permite o uso de headsets, transferências e identificador de chamadas. Além de ser possível realizar gravação de ligações com uso de centrais telefônicas IP ou sistemas de gravação de ligação.
Ele pode ligar tanto para aparelhos telefônicos convencionais, como também para computadores que usam softwares que simulam um telefone, como os Softphones.
Leia também: Softphone e telefone IP: Por que sua empresa precisa desta tecnologia?
O que é um softphone?
O softphone é um aplicativo, comumente usado em computadores, que emula um telefone dentro de um sistema operacional, sem que haja a necessidade de ter um aparelho fixo.
O telefone IP, que é algo físico, é transportado para dentro de um computador, se tornando um softphone, assim todas as funções desse tipo de aparelho podem ser utilizadas por meio dessa aplicação.
Com o softphone é possível integrar aplicativos que podem fazer a captação de dados, gravação, geração de relatórios, dentre outras diversas facilidades.
Vantagens do VOIP
A seguir, apresentamos as principais vantagens do uso da tecnologia VOIP em sua empresa.
Baixo custo
Uma das maiores vantagens do VOIP é o seu baixo custo.
Ao utilizar o computador para fazer chamadas a empresa diminui bastante seus custos com aparelhos telefônicos e outros periféricos, além, é claro, de economizar com as chamadas, principalmente interurbanas e internacionais.
Quando é utilizado um softphone, ligando através do computador para um telefone fixo, ainda que ele esteja em outro país, não é cobrado o valor que seria, caso a chamada fosse feita de fixo para fixo.
Quando a comunicação é feita entre dois computadores, então, este custo pode ser zerado, visto que existem programas de comunicação VOIP totalmente gratuitos.
Segundo alguns levantamentos, o custo total das ligações via VOIP corresponde a apenas ¼ do custo pela telefonia tradicional.
Mobilidade
Ao utilizar um aplicativo VOIP, como um softphone, é possível ter mobilidade total, visto que esta aplicação pode ser instalada em qualquer computador.
Com a pandemia do Coronavírus e o crescimento do home office, este tipo de software mostrou como é importante para manter a produtividade e a continuidade de muitos negócios.
Funcionalidades extras
Como o VOIP utiliza um softphone e a internet, é possível acrescentar diversas funcionalidades, principalmente ao utilizar um software como o DGPhone, da Del Grande.
Com ele é possível ter:
- Display de chamadas e mensagens;
- Teclado para efetuar chamadas e sinalização;
- Controle de volume do microfone e alto-falante;
- Gerenciamento de múltiplas linhas;
- Rediscagem;
- Colocar chamada em espera;
- Transferência;
- Opção modo Sem Som (Mute);
- Opção Não Perturbe (Do Not Disturb);
- Agenda de contatos;
- Histórico de chamadas – recebidas, efetuadas, perdidas;
- Modo conferência
Como implantar o sistema VOIP em sua empresa?
Veja também: Escolher operadora VOIP e internet para ter boa qualidade nas ligações.
Se você deseja diminuir seus custos e aumentar a produtividade da sua equipe, pode implantar o sistema de telefonia VOIP sem maiores complicações. Basta entrar em contato com a nossa equipe de especialistas.
Nós estamos preparados para tirar qualquer dúvida e auxiliar na implantação de tecnologias que transformarão o serviço de atendimento ao cliente e a comunicação da sua empresa.
Respostas de 2
Quero a implantação do sistema
Olá Pedro!
Entraremos em contato 🙂