Como migrar meu call center para home office?

migrar call center no home office

Durante a pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas encontraram no home office a solução para continuarem operando. Empresas de call center, inclusive, perceberam que esta modalidade pode ser extremamente eficiente e lucrativa.

Se sua empresa deseja migrar para o home office, as informações e dicas a seguir podem ser relevantes.

Vantagens e desvantagens de migrar o call center para home office

Se você pretende migrar o call center da sua empresa para home office, é importante ter em mente as vantagens e desvantagens inerentes a esse processo.

Vantagens

  • Economia: Com os trabalhadores atuando de forma remota, a empresa pode diminuir custos com locação de espaços, equipamentos, transporte de pessoas, etc.
  • Otimização de tempo: Atuando em home office, o trabalhador otimiza seu tempo, diminuindo o tempo que passa no transporte até a empresa.
  • Produtividade: O colaborador que trabalha de sua casa se sente mais motivado, produz mais, pode se sentir mais confortável por estar perto de sua família, além de se sentir mais valorizado, visto que a empresa demonstra confiança em seu trabalho.
  • Contratação de talentos: Com o trabalho remoto é possível contratar um talento de qualquer lugar, afinal, a distância já não é um empecilho.

Desvantagens

  • Dificuldade no gerenciamento: Por estar longe da empresa, pode ser um pouco mais difícil gerenciar este trabalhador. Portanto, é importante contar com softwares e ferramentas que ajudem a realizar este gerenciamento, como as videoconferências e acompanhamento do histórico de login e atividades.
  • Falta de foco: O trabalho em home office pode trazer distrações, principalmente se o ambiente caseiro não for bem controlado. Dessa forma, pode ocorrer perda de produtividade.
  • Internet residencial com baixa qualidade: Podem existir perdas no atendimento a cliente se o atendente não dispor em sua residência ou local escolhido para o trabalho, um serviço de internet confiável e que entregue o download e upload necessário para as chamadas telefônicas e troca de mensagens por chat.

Como migrar o call center para home office?

Se você já analisou as vantagens e desvantagens e entende que sua empresa deve investir nessa modalidade de trabalho, é importante levar em consideração que esta migração exigirá um bom preparo dos colaboradores, boa gestão organizacional e infraestrutura tecnológica.

Para continuar com a implementação deste serviço de forma remota, é importante se atentar aos itens a seguir.

Boa gestão

Para que o call center home office seja eficiente, é essencial que a empresa possua uma boa gestão interna, possuindo processos organizados, com todas as áreas integradas e focadas em tornar o trabalho remoto mais produtivo e eficaz.

Setores como Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Infraestrutura, precisam trabalhar em sincronia para entender as necessidades da empresa e dos colaboradores, implementar soluções tecnológicas e rotinas de trabalho, além de acompanhar a evolução deste processo, sempre pensando em aplicar melhorias.

Para continuar com a implementação deste serviço de forma remota, é importante se atentar aos itens a seguir.

Definir recursos técnicos e ferramentas necessárias

Para elevar seu call center ao próximo nível é imprescindível que sua empresa disponibilize recursos técnicos que garantam mais agilidade e qualidade no atendimento.

Será importante contar com softwares capazes de auxiliar o colaborador a coletar informações, como um CRM.

Também é essencial que sua empresa possa acompanhar o trabalho através de softwares que registram os atendimentos (tempo online, em pausa, etc), que fazem gravação de tela, dentre outros.

Pode ser interessante também disponibilizar softwares que contenham softphones, discador automático, URA/DAC, dentre outras facilidades que tornam o trabalho mais ágil.

Espaço de trabalho adequado

É necessário que a organização que deseja migrar seu call center para home office auxilie o colaborador na organização do espaço de trabalho.

Para isso, deve fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de suas funções, além de orientar sobre como escolher e montar um espaço confortável e longe de distrações. 

Acompanhamento constante

Os colaboradores em home office precisam de acompanhamento constante, não apenas para garantir que estão cumprindo com suas obrigações, mas principalmente para que o processo seja sempre adequado, visando maior satisfação do trabalhador e lucratividade para a organização.

O acompanhamento também deve acontecer com o intuito de integrar a equipe e desenvolver a cultura organizacional.

O colaborador que trabalha remotamente precisa se sentir cada vez mais parte da equipe, dessa forma, sua motivação aumenta, seu trabalho é melhor desempenhado e o cliente fica satisfeito.

Deixe a Del Grande auxiliar você

Se você deseja migrar seu call center para home office, pode contar com as soluções tecnológicas da Del Grande para garantir maior produtividade para a sua equipe e, claro, maior lucratividade para sua empresa.

Fale com nossa equipe de especialistas e vamos juntos revolucionar o serviço de atendimento ao cliente da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp