A Tecnologia da Informação (TI) é uma das áreas mais importantes de uma empresa atualmente, afinal, a automação, a conectividade, o processamento de dados, dentre outras atividades, se tornaram essenciais para qualquer negócio.
Imagine sua empresa sem conexão com internet. Se perdesse todos os dados dos seus clientes, estoque, produtos, financeiro. Falhas em sistemas informatizados podem levar uma organização à falência.
Por isso, a gestão de TI é tão importante. Ela tem o objetivo de assegurar que os sistemas estão seguros, altamente disponíveis e funcionais.
A seguir, você entenderá melhor o que significa gestão de TI e também os benefícios que sua empresa pode ter ao aplicá-la de maneira assertiva.
O que é gestão de TI
Gestão da Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma entidade, instituição ou organização.
Para isso, é necessário que o gestor de TI colete, armazene, processe, selecione, compare, distribua e avalie os dados, que serão convertidos em informações e insights que pautarão a tomada de decisão.
A gestão de TI se sustenta em 3 pilares essenciais: pessoas, processos e tecnologia.
As pessoas irão coletar, organizar, tratar e avaliar as informações.
Os processos vão estruturar e organizar o funcionamento de tudo, desde como será feita a coleta de determinada informação, qual setor fará a análise, etc.
A tecnologia é o que dá suporte aos processos e facilita o trabalho das pessoas.
A gestão de TI, portanto, se tornou uma vantagem competitiva para as empresas que a adotam de maneira assertiva.
Atribuições da gestão de TI
A seguir, listamos algumas das atribuições da gestão de TI.
- Promover a transformação digital na empresa;
- Monitorar a segurança e a conformidade dos sistemas e redes;
- Implementar novos hardwares, softwares e sistemas de dados;
- Prestar suporte técnico;
- Gerenciar o orçamento e os custos de TI;
- Manter o desempenho dos serviços;
- Manter a satisfação dos clientes e usuários dos serviços;
- Fazer a gestão da equipe de TI;
- Alinhar o uso da TI aos objetivos estratégicos da empresa;
Estas são apenas algumas das principais atribuições da gestão de TI em uma organização. É importante lembrar que o principal foco é administrar os recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento de informações.
Ou seja, seja lá qual for o tamanho da empresa, o tipo de negócio realizado, é importante que haja gestão de TI, afinal, praticamente todos os negócios exigem algum tipo de tratamento de informações, visto que trabalhamos em um mundo tão conectado e tecnológico.
Benefícios da gestão de TI
Redução de Custos
Uma boa gestão de TI pode reduzir muitos custos do seu negócio, principalmente quando se pensa a longo prazo.
A adoção de um software para uma área de gestão de estoque, por exemplo, pode diminuir os desperdícios e otimizar as compras realizadas.
Isso garante mais economia e potencializa a lucratividade.
Aumento da Produtividade
Imagine quanto tempo seus colaboradores perderiam se tivessem que coletar todas as informações de uma chamada telefônica manualmente, anotando em papel ou sistemas rudimentares.
Existem tecnologias essenciais para o funcionamento de um call center, assim como de outras áreas da empresa. É papel da gestão de TI identificar estas ferramentas e implantá-las na empresa, com o intuito de automatizar processos, economizar tempo e ganhar em produtividade.
Uma boa gestão de TI aumenta a produtividade em todos os setores da empresa, pois implementa ferramentas que tornam a rotina das equipes mais ágil, eliminando tarefas repetitivas e demoradas.
Mais segurança
A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas tenham mais cuidado no tratamento de informações de clientes.
Por isso, se torna imperativo que a gestão de TI estabeleça formas de garantir maior segurança nas informações tratadas.
O vazamento de informações ou o comprometimento de sistemas por conta de vírus, por exemplo, pode comprometer seriamente sua empresa, causando danos irreversíveis.
Identificação de novas oportunidades
Com uma gestão de TI eficiente, as informações ficam mais acessíveis e é possível criar formas de análise para identificar oportunidades e ameaças.
É possível, por exemplo, utilizar um CRM para identificar clientes com um bom histórico e nível de maturidade adequado para um upgrade de plano de serviço, por exemplo.
Quando todas as informações estão centralizadas e acessíveis para a equipe, é mais fácil identificar oportunidades de venda ou enxergar ameaças, como, por exemplo, níveis baixos de satisfação.
Como a Del Grande pode auxiliar na sua gestão de TI?
Os serviços e produtos da Del Grande podem auxiliar diretamente em um dos pilares da gestão de TI: tecnologias.
Temos diversas soluções para o seu call center, garantindo que sua empresa tenha clientes satisfeitos e que seu negócio se mantenha sempre lucrativo.